sexta-feira, novembro 3

Soneto de José reis


Saudações!
Este soneto, supostamente da autoria de José Reis, consta na célebre "Biographia de Remexido", publicação datada de 1838 (no mesmo ano do fuzilamente de José reis), cujo autor ainda desconhecemos.
José Reis terá escrito este poema, aquando da fuga de seu filho primogénito, quando se evadiu da cadeia e se lhe foi reunir.
Escusado será dizer que recomenda-se vivamente a leitura deste livro, que ainda não encontrámos senão em fotocópias, mas que disponibilizamos como sempre fazemos.
Aproveito para apelar a todos quantos tenham obras já digitalizadas, que partilhem connosco.
Muito obrigado



"Bem vindo sejas a meus braços filho!
Saudoso coração já lhe custava
Um dia, e outro dia que alongava
Tua vinda qualquer novo empecilho.

Cessáram em fim, - quanto eu me maravilho!
Por que nunca acabassem receava,
Que a tal desconfiança me levava
Dos males meus o costumado trilho!

Bem vindo sejas pois! Ainda não o creio!
Que tanto bem me fosse concedido,
De mil pezares que me cercam em meio.

E pois que para tal foste nascido
Vem ser d'um triste pae arrimo e esteio,
Qual fora o Tenero seductor de Dido."

Sem comentários: